Aguarde.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
I SEMINÁRIO JOVEM DE GRAFFITI E MEIO AMBIENTE
Cor e Arte: uma nova ferramenta de conscientização
Realizado nos dias 13 e 14 de junho de 2009, no Parque Botânico - Vale, reuniu os grafiteiros ecológicos e toda a comunidade para o I Seminário Jovem de Graffiti e Meio Ambiente. O evento transformou-se em uma grande festa que teve a presença da CUFA (Central Única de Favelas) que soube representar muito bem a comunidade Hip Hop, fazendo todos "remexerem o esqueleto". Quem também marcou presença foi o presidente da ONG Onda Verde RJ, Hélio Vanderlei, ministrando a palestra Os desafios ambientais da juventude do século XXI, o Educador Ambiental Jadson Willians não deixou de passar seu recado e deu um show sobre Biodiversidade. Além de mesa redonda, oficinas, lançamento da Cartilha (Grafiteiros Ecológicos - Um novo olhar para preservar) tivemos também a Exposição Grafiteiros Ecológicos: mãos que pintam um mundo melhor, com a exposição do trabalho dos próprios grafiteiros ecológicos, é mole?
Cartilha Grafiteiros Ecológicos

A Cartilha Grafiteiros Ecológicos: Um olhar para preservar, traz um pouco da experiência especial que os grafiteiros ecológicos tiveram nesta primeira fase do projeto e pretende gerar em outros jovens e crianças a consciência e o entusiasmo em contribuir com essa caminhada constante de preservação do meio ambiente. Preservar o meio ambiente hoje é a garantia de um futuro mais saudável para nós e para todo o planeta.
Se liga!
"O Projeto representou descobertas, pois não tínhamos noções de meio ambiente e graffiti, com o conhecimento adquirido dentro do projeto, principalmente de educação ambiental, vou sensibilizar os vizinhos e conhecidos a não jogar lixo no chão, a não poluir os rios e a reciclar o papel."
A lição aprendida: "é que os próprios alunos do projeto mudaram os seus hábitos após a participação no projeto, então, se não conseguirmos mudar os atos das outras pessoas o nosso já está garantido. Com o conhecimento repassado nós alunos, participantes da Vila Maranhão, estamos reavaliando os bairros buscando os principais problemas ambientais para trabalharmos e solucioná-los"
Karina Rodrigues, 19 anos, Vila Maranhão
“O projeto foi importante, pois eu pude aprimorar as técnicas que eu já conhecia, mas de uma forma diferente, porque antes eu não utilizava para a preservação ambiental como hoje, pois percebo que posso expressar o que esta acontecendo no mundo como o meio ambiente, as coisas globais.”
A lição aprendida: “aprendi a conviver em grupo e a interagir trocando experiências com outros jovens. Preservar o meio ambiente e chamar atenção das pessoas para as causas ambientais.”
Antonio Fonseca, 19 anos, Vila Embratel
“O Projeto foi importante pra mim, pois me tirou das ruas, me ajudou a valorizar meus estudos na escola, me conscientizou a não fazer coisas erradas.
Vou repassar aos outros jovens da comunidade, que não tem acesso a estas informações, as técnicas do graffiti e educação ambiental, com oficinas para tirá-los das ruas e ocuparem o seu tempo. Já existe em nossa comunidade a preocupação com a preservação do meio ambiente, o que não existia.”
Vou repassar aos outros jovens da comunidade, que não tem acesso a estas informações, as técnicas do graffiti e educação ambiental, com oficinas para tirá-los das ruas e ocuparem o seu tempo. Já existe em nossa comunidade a preocupação com a preservação do meio ambiente, o que não existia.”
A lição prendida: “é errado jogar lixo no chão e ainda conscientizo as pessoas a não jogar mais.”
Jerffeson Morais, 17 anos, Rio dos Cachorros
Lançamento
O projeto Grafiteiros Ecológicos foi lançado no Circo do Conhecimento, que contou com a presença da galera jovem da área Itaqui Bacanga sendo apresentado por Alessand
ro Lamar - Secretário Executivo, Helen Castro - Coor. Geral (1ª Fase), Sr. George Pereira (ACIB), Regina Carvalho – Promotora Comunitária responsável pelo projeto e a Srª. Patrícia (Plan Brasil).

Marcadores:
Lançamento do Projeto
Assinar:
Postagens (Atom)